top of page

Pedra no rim. Uma das piores dores que podemos sentir

Atualizado: 4 de set. de 2023

Nefrolitíase, também conhecida como cálculo renal ou pedra no rim, é uma condição em que se formam depósitos sólidos nos rins. Esses depósitos são compostos principalmente por substâncias presentes na urina, como cálcio, oxalato e ácido úrico.


A formação de pedras nos rins ocorre quando essas substâncias se acumulam em concentrações elevadas na urina, não sendo adequadamente diluídas. Com o tempo, essas substâncias podem se cristalizar e se unir, formando pedras de diferentes tamanhos.


As pedras renais podem variar em tamanho, desde pequenos cristais até pedras maiores que podem obstruir o trato urinário. Quando uma pedra se desloca para o ureter (o canal que conecta os rins à bexiga), pode causar obstrução parcial ou completa do fluxo urinário, resultando em dor intensa e outros sintomas.


Os sintomas da nefrolitíase podem incluir dor intensa na região lombar ou abdominal, dor ao urinar, necessidade frequente de urinar, urina com sangue, urina turva, náuseas e vômitos. A presença de sintomas pode variar dependendo do tamanho, localização e obstrução causada pela pedra nos rins.


O diagnóstico de nefrolitíase geralmente é feito por meio de exames de imagem, como radiografias, ultrassonografia ou tomografia computadorizada (TC). Esses exames podem ajudar a identificar a presença e a localização das pedras nos rins.


O tratamento da nefrolitíase depende do tamanho, da localização e da gravidade dos sintomas das pedras nos rins. Para pedras pequenas, pode ser recomendado aumento da ingestão de líquidos para ajudar a passar as pedras naturalmente. Em alguns casos, medicamentos podem ser prescritos para auxiliar na eliminação ou dissolução das pedras.


No entanto, em casos de pedras maiores ou que causam obstrução significativa e sintomas graves, pode ser necessário um tratamento mais invasivo. Isso pode incluir procedimentos como litotripsia extracorpórea por ondas de choque (LEOC), ureteroscopia ou cirurgia minimamente invasiva.


É importante procurar atendimento médico se você suspeitar de nefrolitíase ou tiver sintomas relacionados. Um médico poderá fazer o diagnóstico correto e recomendar o tratamento adequado para sua condição.

Mulher com pedra no rim

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


  • Whatsapp

Sobre nós

Contatos

Onde estamos

Rua Castro de Alencar 1171 A 
Tancredo Neves -
Jardim das Oliveiras
Fortaleza - CE   60820-530

Formas de pagamento

Aceitamos cartões
Pix

Profissionais

Horários:

Segunda à sexta-feira:
07:30 às 17hs.
Sábados:
07:30 às 12hs

Nossos Serviços:

Consultas:

Clínico Geral
Ginecologista & obstetra
Urologista
Ortopedista
Nutricionista
Psicologia
Fisioterapia



Atestados de saúde ocupacional (ASO):

Admissional
Periódico

Demissional
Retorno ao trabalho

 
 

      

Exames Laboratoriais:

Hematologia
Bioquímica
Imunologia
   






      

Ultrassonografia:

Tireóide
Cervical
Mamas e axilas
Abdominal total
Parede abdominal
Partes moles
Rins e vias urinárias
Próstata
Pélvico transabdominal
Pélvico transvaginal
Mapeamento de  endometriose
Obstétrico simples
Obstétrico morfológico
Ombro
Joelho

Punho

 

      

copyright © 2025 - All Rights Reserved -Clínica Popular do Trabalhador

Eletrocardiograma





      

bottom of page